CONHEÇA O CORPO DOCENTE

Os Diretores do Programa

Professor Michael McClung

Oregon Osteoporosis Center, Portland, OR, EUA

O Professor Michael McClung é o Diretor Fundador do Oregon Osteoporosis Center, EUA. Ele é formado pela Rice University no Houston e pela University of Texas Southwestern Medical School em Dallas. Após o treinamento em Medicina Interna no Parkland Hospital em Dallas, ele participou da Congregação de Endocrinologia no National Institutes of Health em Bethesda. Ele esteve ativamente envolvido no treinamento de jovens médicos enquanto esteve na faculdade na Oregon Health & Science University e no Departmento of Medical Education no Providence Portland Medical Center.

No Oregon Osteoporosis Center, o Professor McClung é o Investigador Principal em vários testes clínicos que avaliam os efeitos dos agentes terapêuticos para osteoporose e a utilidade de testes para o diagnóstico e o monitoramento dessa doença. Ele atua no Corpo Editorial de vários revistas, em inúmeras organizações profissionais e publicou inúmeros artigos científicos e capítulos de livros.

Divulgações: O Professor McClung fornece serviços de consultoria para a Amgen e a Merck.

Professor Stuart Ralston

Centre for Genomic and Experimental Medicine, Edinburgh, Reino Unido

O Professor Stuart H Ralston se formou em Medicine pela Glasgow University em 1978 e passou por formação médica superior em Medicina Interna Geral e Reumatologia. Ocupou anteriormente a Presidência da sociedade de Medicina e Metabolismo Ósseo na University of Aberdeen e mudou para a Edinburgh University em 2005, onde agora ocupa a Presidência de Reumatologia do Arthritis Research UK. É Diretor Acadêmico da Unidade de Testes Clínicos de Edinburgh e Diretor de Mestrado em Ciências por ensino à distância online da Edinburgh University em testes clínicos. O Professor Ralston ocupa uma posição de Reumatologista como Consultor Honorário da NHS Lothian, onde é o Chefe Clínico do serviço de osteoporose e o Diretor Clínico do serviço de reumatologia. O Professor Ralston vem realizando amplas pesquisas relacionadas à estrutura molecular e à genética da osteoporose e outras doenças ósseas e articulações. Ele tem especial interesse na patogênese e no gerenciamento da doença óssea de Paget. É Editor-chefe conjunto da Calcified Tissue International e Editor do Davidson’s Principles and Practice of Medicine. O Professor Ralston atualmente preside a Comissão de Medicina Humana do Medicines and Healthcare Regulatory Authority do Reino Unido.

Divulgações: O Professor Ralston tem contratos de pesquisa com a Amgen, a Eli Lilly e a Ultragenyx e fornece serviços de consultoria para a Novartis

O Comitê Consultivo Internacional

Professor Ben-Hur Albergaria

Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil

O Professor Ben-Hur Albergaria é formado pela Escola de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo. Ele realizou pós-graduação em treinamento médico na Universidade Federal de São Paulo (Brasil). Atualmente, é Professor de Epidemiologia Clínica na Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil) e Diretor do CEDOES Diagnóstico e Pesquisa do Espírito Santo. É consultor em osteoporose e supervisor/intérprete de estudos de densidade óssea no seu centro e investigador principal dos testes clínicos de osteoporose do centro. O Professor Albegaria é autor de várias publicações científicas sobre osteoporose e densitometria óssea.

É ex-presidente do Comitê Nacional de Osteoporose e da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. É membro do corpo docente dos programas educativos da Sociedade Internacional de Densitometria Clínica em densitometria óssea e membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) e Sociedade Internacional de Densitometria Clínica.

Divulgações: O Professor Albergaria participa de estudos clínicos subsidiados por Merck & Co., Novartis, Organon, Amgen, Roche e Sanofi-Aventis.

Professor Jacques P Brown

Université Laval, Québec, Canadá

O Professor Jacques P Brown é Reumatologista e uma autoridade canadense em doenças ósseas metabólicas. É Professor Clínico na Faculdade de Medicina, Université Laval e Pesquisador Clínico na CHU de Québec-Université Laval Research Centre. É Diretor do Canadian Multicentre Osteoporosis Study e o Investigador Principal do Centro de Reconhecimento da Osteoporose e suas Consequências no Programa de Québec.

O Professor Brown recebeu o prêmio John B Johnson Award duas vezes da The Paget Foundation por sua contribuição de destaque para a pesquisa da doença óssea de Paget e recebeu o prêmio Lindy Fraser Memorial Award da Osteoporosis Canada pela sua liderança e dedicação às “Diretrizes de prática clínica de 2002 para o diagnóstico e o gerenciamento da osteoporose no Canadá”. Em 2009, recebeu a condecoração Knight do Ordre National du Québec, a distinção mais alta concedida pelo governo do Québec.

Divulgações: O Professor Brown tem contratos de pesquisa com AbbVie, Amgen, Eli Lilly, Novartis e Takeda. Ele também fornece serviços de consultoria para Amgen, Eli Lilly, Radius e Rengeneron e faz parte do grupo de palestrantes da Amgen e da Eli Lilly.

Professor Fidencio Cons Molina

Centro de Investigación en Artritis y Osteoporosis, Mexicali, México

O Professor Fidencio Cons Molina é um Reumatologista dedicado ao ensino, acompanhamento clínico e ao trabalho de pesquisa. Ele está envolvido na pesquisa clínica de osteoporose e doenças clínicas e é especialista reconhecido internacionalmente nas áreas de osteoporose e testes de densidade mineral óssea. É Diretor Fundador do Centro de Investigación en Artritis y Osteoporosis, localizado em uma comunidade na fronteira México–EUA. O Centro está envolvido em testes clínicos dos medicamentos agora usados para tratar a osteoporose.

O Professor Cons Molina publicou mais de 30 documentos e capítulos de livro. É membro ativo de várias sociedades internacionais que focam em doenças ósseas e seu tratamento e preside o Painel Ibero-Americano da Sociedade Internacional de Densitometria Clínica, além de ser palestrante internacional em densitometria óssea para países ibero-americanos. É membro e fundador da Asociación Mexicana de Metabolismo Oseo y Mineral e atua como diretor do Curso de Certificação de Densitometria Óssea há 10 anos. Atua também como representante do México no IOF-Conselho Consultivo Regional.

Divulgações: O Professor Cons Molina declara que não tem nenhum interesse comercial.

Professora Şansın Tüzün

Universidade de Istambul, Istambul, Turquia

A Professora Şansin Tüzün se graduou-se em Medicina pela Universidade de Istambul em 1987, onde se especializou também nas áreas de terapia física e reabilitação, e concluiu a formação acadêmica em 2003. Ela é atualmente Chefe do Departamento de Física Médica e Reabilitação na Universidade de Istambul, Escola de Medicina Cerrahpasa. Além de suas atividades como médica e professora acadêmica, a Professora Tüzün está envolvida em vários estudos de pesquisa nacionais e internacionais que avaliam novos tratamentos e a epidemiologia para osteoporose e osteoartrite. É autora de 65 artigos nacionais e internacionais e publicou 35 resumos, principalmente relacionados a essa área.

A Professora Tüzün é Secretária Geral da Sociedade de Pacientes de Osteoporose da Turquia e é Membro Representante da International Osteoporosis Foundation (IOF) desde 2007. É também Sócia Fundadora da Sociedade Turca de Osteoporose e coordenou o estudo epidemiológico realizado em todo o país, FRACTURK, com o apoio da Sociedade Turca de Osteoporose. Após esse estudo relacionado à incidência de fratura de quadril, ele adaptou o FRAX® em turco. Foi homenageada com o prêmio President’s Award da IOF em 2015.

Divulgações: A Professora Tüzün declara que não tem nenhum interesse comercial.

Professor Nelson Watts

Mercy Health, Cincinnati, OH, EUA

O Professor Nelson Watts atua neste momento como Diretor de Osteoporose e Serviços de Saúde Óssea do Mercy Health, um sistema de saúde integrado em Cincinnati, Ohio. Ele tem uma longa carreira na Emory University e na University of Cincinnati. É Presidente do American College of Endocrinology, Presidente da Sociedade Internacional de Densitometria Clínica, Diretor do Advisory Committee for Endocrine and Metabolic Drugs da FDA e do conselho de subespecialidade da ABIM em Endocrinologia e Metabolismo.

É ativo em inúmeras organizações profissionais e atua em diversos Corpos Editoriais. Publicou inúmeros livros, capítulos de livro, resumos e artigos em diários, como New England Journal of Medicine and the Journal of the American Medical Association.

Divulgações: O Professor Watts tem inúmeros contratos de pesquisa com a Shire. Ele também fornece serviços de consultoria para AbbVie, Amgen, Janssen, Merck, Radius e Sanofi. É palestrante da Amgen e da Shire.